O que você quer saber?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Solidariedade à Anderson Castro

Na última quarta-feira, 24, a Universidade Federal do Pará foi palco de um ato insano de violência contra o estudante Anderson Castro, graduando do curso de psicologia, militante do PSOL e coordenador geral do DCE UFPA, Ele foi covardemente agredido no prédio da Reitoria, por seguranças do campus, quando liderava um Ato do movimento estudantil. Foi espancado e estrangulado até perder a consciência, sendo socorrido por seus companheiros e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal.

Não podemos deixar de prestar nossa solidariedade ao companheiro Anderson, e registrar nossa indignação diante desse fato inaceitável.
Estaremos atentos para que sejam apuradas as responsabilidades por esse triste episódio de intolerância e abuso, dentro de uma Instituição de ensino, que deve garantir e preservar a liberdade de expressão e a integridade física de seus alunos.


Nós, da JUVENTUDE DA AÇÃO POPULAR SOCIALISTA, nos irmanamos a todos os agentes políticos em defesa dos direitos humanos e de uma verdadeira política de valorização de uma educação pública, gratuita e de qualidade neste país, que o DCE da UFPA vem travando contra o poder governamental que investe suas forças no sucateamento do ensino público. Nos solidarizamos ao camarada e amigo ANDERSON CASTRO, coordenador do DCE que foi estrangulado e espancado pelos seguranças do campus, enquanto tentava entrar na reunião do CONSEP (onde é conselheiro) e acabou desacordado, tendo a UFPA negado imediato socorro ao estudante, quando um veículo kombi da reitoria se negou a socorrer o estudante. Os alunos secundaristas do Pará, que estavam em uma manifestação do lado de fora da reitoria, carregaram o camarada Anderson até um veiculo da segurança que passava e rodearam o veículo até que o motorista aceitasse levar a vítima ao hospital.

Lamentamos, profundamente o ocorrido e afirmamos que não descansaremos enquanto os responsáveis por este ato de vandalismo do poder público não for apurado e todas as medidas cabíveis sejam tomadas para que nunca mais na história desta instituição de ensino superior respeitada que é a UFPA, ocorram situações onde aqueles que deveriam proteger as pessoas, estrangulam e vitimizam elas, sendo ou não alunos desta IES, conselheiros, militantes políticos, ou qualquer pessoa. O direito a vida e a integridade física é universal e inviolável.


Nós, afirmamos que fortalecemos nossa luta em defesa dos nossos ideais. Ao camarada Anderson Castro, força e coragem para seguir na luta, rumo ao SOCIALISMO E LIBERDADE.


Atenciosamente,


Pedro Ivo Carvalho de Castro.
Diretor do Centro Acadêmico de História - UFPA.
Militante do PSOL e da Ação Popular Socialista.
Militante do CONTRAPONTO - coletivo nacional de estudantes - oposição de esquerda da UNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário