Na próxima segunda-feira (17), às 16h, a OAB/RJ será sede de ato público de caráter suprapartidário em defesa da vida do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que está ameaçado de morte por integrantes das chamadas milícias. O evento vai ser no Plenário da Seccional, situado no 4º andar da sua sede.
Na segunda-feira (10), o jornal O Globo publicou matéria informando que o ex-cabo da Polícia Militar Carlos Ary Ribeiro, o Carlão, receberia R$ 400 mil para matar o parlamentar. O ex-policial, que fugiu do Batalhão Especial Prisional (BEP), é ligado a um grupo paramilitar de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
Deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) |
O bairro concentra diversos grupos de milícias que foram alvo de CPI presidida por Freixo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O trabalho da Comissão, instalada em 2008, indiciou 225 pessoas, entre políticos, policiais civis e militares e bombeiros.
Preocupada com a vida do parlamentar e com a garantia de que seu mandato não seja cerceado por ameaças e constrangimentos, a OAB/RJ publicou nota oficial nesta segunda-feira conclamando a sociedade a defender a vida do deputado. "Defender a vida de Freixo e a possibilidade de que ele exerça o mandato livre de quaisquer constrangimentos é dever de todos os democratas", diz a nota.
Na última semana, Freixo participou, junto com o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, da estreia do programa Direito em Debate, produzido pela Seccional e exibido pelo canal Rede Vida toda terça-feira. Em pauta, o combate ao crime organizado.
Fonte: Tribuna do Advogado e Foto: http://administrativo.oabrj.org.br//arquivos/images/-Template_gde/freixo.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário