O que você quer saber?

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ATENÇÃO!!! Alunos da UFPA, o recadastramento é obrigatório e tem punição para quem não o fizer, segundo o texto abaixo, retirado do site da UFPA.

Começa nesta segunda-feira, 12, o recadastramento discente da Universidade Federal do Pará. O sistema de atualização cadastral é online e deverá ser preenchido tanto por alunos da graduação quanto por alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu. Aqueles que, porventura, não realizarem o preenchimento dos dados não poderão matricular-se no primeiro semestre letivo de 2012.

Alunos do período intensivo, ou seja, dos cursos que são ofertados nos meses de férias, como janeiro, fevereiro, julho e agosto, e os alunos de pós-graduação stricto sensu, devem realizar o recadastro de 12 a 23 de dezembro. Já os alunos dos cursos de período extensivo podem fazer a atualização de 12 de dezembro a 6 de fevereiro de 2012. Todos os recadastramentos deverão ser homologados pelos coordenadores de cursos. Os prazos de homologação são: até o dia 23 de dezembro para o período intensivo, e, até o dia 13 de fevereiro de 2012 para o período extensivo.

Saiba como fazer – Para realizar o recadastramento, basta acessar o endereço https://recadastramento.ufpa.br/discentes/ ou clicar no banner indicativo disponível no Portal da UFPA. Em primeiro lugar, o discente deve informar o número de sua matrícula. Caso a matrícula seja a de um estudante regularmente matriculado e ativo em suas atividades acadêmicas, será solicitada a confirmação de algum documento que ele já tenha informado ao sistema anteriormente, como RG, CPF, o nome materno ou a data de nascimento. A partir dessa confirmação, o estudante será direcionado ao formulário de atualização.

No formulário de atualização, o discente deverá informar dados que estejam defasados e incluir dados que não estejam preenchidos. Segundo explica Gustavo Lobato, analista do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o sistema é de fácil acesso e trará boxes explicativos em todas as seções sobre como o discente deve proceder para o seu preenchimento.

A primeira seção diz respeito a dados pessoais dos alunos. Nesta seção, são dados de preenchimento obrigatório: nome (não editável), estado civil, sexo, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, nome da mãe e etnia. Os dados de preenchimento opcional são: etnia, tipo sanguíneo, se possui alguma deficiência, nome do pai e endereço de e-mail.

Em seguida, vem a seção de documentação, na qual o estudante deve informar dados como RG, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos), documento militar (para homens acima de 18 ou que estejam dentro do período legal, isto é, que irão completar 18 anos no ano do cadastro e podem tirar o documento de 1º de janeiro a 30 de abril de 2012). Por fim, na terceira seção, o estudante vai informar endereço completo, telefone, a cidade e a escola em que cursou o ensino médio.

Comprovação e homologação - Após o preenchimento de todos os dados, o discente recebe um comprovante de preenchimento e uma listagem de documentos que tiveram dados alterados que precisará entregar como cópia na secretaria de sua Faculdade. A homologação apenas poderá ser feita caso os coordenadores de curso estejam com essa documentação em mãos. O diretor acessará o sistema com a mesma senha que utiliza para ingressar no Portal do Professor e verá uma lista de alunos por curso que já efetuaram o recadastro. Após a homologação, o discente está habilitado para realizar a sua matrícula normalmente.

Para efetuar seu recadastro, clique aqui.

Leia mais: UFPA começa a atualizar cadastro acadêmico de seu alunado

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário