O que você quer saber?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

IFCH - UFPA em véspera de eleição e ESTUDANTES PEDEM SOCORRO!

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará está em vésperas de eleição para a sua nova diretoria. Não estranho, começamos a ouvir os rumores, pelos corredores, passarelas e blocos de salas de aula, a respeito dessa próxima baderna (ou processo) eleitoral no nosso instituto. Isso porque de promessas a nova gestão estará cheia, já que cada grupo provavel de lançar candidato trará sua listinha de propaganda furada e propostas.

Os estudantes estão há muito tempo esperando o mínimo, fazer parte de uma universidade que os respeite. Começando pelas práticas políticas dos mesmos gestores. Até para realização de encontros acadêmicos, que os próprios estudantes têm que organizar, porque não há a iniciativa de nossos ilustres gestores, que alegam (sempre) a falta de recursos, não contamos com a aprovação dos mesmos que sempre acreditam que "estudante so serve para dar prejuízo ao patrimônio público". Uma vergonha!

Outra questão que só não tira o sono dos veteranos e professores, porque já estamos, absurdamente, acostumados com o descaso do poder público para com a comunidade acadêmia, mas que ainda assusta calour@s diariamente é a (falta de) infra-estrutura, que simplesmente inexiste. Segundo o Prof. Dr Mauro Coelho, atual diretor da Faculdade de História, nossos pavilhões de sala de aula foram construídos "provisóriamente" na década de 70, do século passado. A veracidade dessa informação eu não tenho como saber, mas temos, todos nós que passamos por aqueles corredores diariamente, a certeza de que não há nada de novo alí.

Bebedouros enferrujados e sem funcionamento; lampadas queimadas; falta de carteiras para os estudantes; falta de salas de aula, que estão com divisórias de PVC o que faz com que todas as turmas oçam o que as outras estão fazendo; falta de recursos de mídia como projetores, computadores, televisores e aparelhos de DVD, tudo falta! Mas as promessas de que na próxima gestão os estudantes serão contemplados sempre existe! Soube ainda que, com a possível reforma do laboratório de história na UFPA, a graduação terá ainda menos espaço para utilização do mesmo. E faltam professores, e falta material e falta tudo!

Tá na hora de dar um basta nesse descaso!
Se não pelo todo, ao menos pelo imprescindível para a normalidade dos trabalhos diários da academia.

Queremos sala de aula!
Queremos carteiras!
Queremos nossas centrais de ar!
Queremos professores!
Queremos recursos didáticos!
Queremos ter direito a ter direito na UFPA!

Pedro Ivo Castro.
Centro Acadêmico de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário