O que você quer saber?

sábado, 24 de setembro de 2011

Comunidade LGBT lança a 10ª Edição da Parada Gay, em Belém

'Educação e cidadania: por uma escola sem homofobia'. Este é o tema da 10ª edição da Parada do Orgulho LGBT, de Belém, que começa neste sábado (24), na Praça Waldemar Henrique, no centro da capital. O evento irá durar todo o final de semana, onde serão realizados vários show e discursos relacionados à estrutura da educação em relação ao homossexuais.

De acordo com o representante da COR (Grupo de Cidadania, Respeito e Orgulho), Antônio Franco, nos últimos anos, a sociedade LGBT obteve grandes vitórias, mais ainda falta uma educação vais voltada para os homossexuais. 'Há dois anos, o Governo liberou, através de uma portaria, que os homossexuais poderiam usar o nome que o melhor o convém, mas ainda falta instruir os professores e o restante dos alunos a respeito dessa diversidade', disse, durante a coletiva à imprensa de lançamento da Parada Gay, nesta sexta-feira (23).

O secretário da Sejudh (Secretaria Estadual de Direito Humanos), José Brasil, esteve presente na coletiva e informou um dado importante sobre a homofobia no Pará. De acordo com ele, técnicos da UFPA entrevistaram alguns homossexuais durante a parada gay do ano passado para ter dados estatísticos sobre a violência na qual eles já enfrentaram. 'Nessa pesquisa, cerca de 31% dos homossexuais sofreram agressões físicas e morais, por conta do preconceito. Então, o Governo de Estado quer mudar esse cenário e melhorar a qualidade de vida dos homossexuais no Pará', explica o secretário.

Na 10ª edição do evento serão entregues panfletos informativos detalhando os sintomas sobre a Hepatite A, B e C. Também serão entregues cerca de 80 mil preservativos. 'Neste ano queremos trazer algo diferente para a comunidade. Estava previsto para serem feitos 100 testes rápidos de HIV e mais 100 vacinas contra Hepatite B. Infelizmente, houve um problema de comunicação com a Sesma (Secretária Municipal de Saúde) e, infelizmente, não será possível. Mas, em compensação, serão entregues os preservativos e os panfletos que estão mais detalhados este ano', frisa o representante do Grupo Homossexual do Pará, Eduardo Benigno.

Programação:

Sábado - Concentração na Praça Waldemar Henrique, a partir das 19h, quando irá começar o concurso de Drag da Parada. Serão 15 Drags Queens, concorrendo ao título. O concurso terá a presença da Miss Pará Gay. Logo depois será o show da banda paraense, Acordalice. A programação encerra às 23h.

Domingo - A concentração será na Avenida Doca de Souza Franco, a partir das 12h. Depois, a Parada segue pela Rua Marechal Hermes, até a Praça Waldemar Henrique. O evento vai contar com a presença de Michele Sumer, Melissa e Shantara. A programação termina às 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário