O que você quer saber?

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ANÁLISE POLÍTICA - BELÉM...

DO BLOG DA PROF. EDILZA FONTES.

FONTE: TSE

FONTE: TSE

Fizemos um comparativo, entre os partidos de esquerda, das últimas eleições em Belém. Verificamos a seguinte situação:

O Partido dos Trabalhadores alcançou sua maturidade, em termos eleitorais no ano de 2000, quando exercia a prefeitura de Belém com Edmilson Rodrigues. Conseguindo eleger 7 vereadores no ano de 2000, de lá para cá, considerando eleições municipais na capital, sua votação tem decrescido a níveis que indicam a tendencia de declínio do partido junto ao eleitorado de Belém.

Na publicidade, quando isto acontece, verificamos logo a necessidade de uma campanha de correção de rumos do produto, e preciso saber como está a percepção do eleitorado em relação a marca, se os eleitores já não se identificam com a proposta do partido ou com suas lideranças. Esta curva acentuada é preocupante, o PT pode voltar a níveis eleitorais de mais de 20 anos atrás, corre um sério risco de fazer somente quatro ou menos vereadores nas eleições de 2012. O principal concorrente das vagas que o PT deve perder é o PSOL, que está herdando a votação do ex-prefeito e hoje deputado Edmilson Rodrigues, conversando com vários petista, vi uma disposição dos militantes do Partido dos Trabalhadores até apoiarem o pre-candidato do PSOL à prefeito de Belém. Hoje, o PT está sem identidade junto aos eleitores paraenses.

O PSB mantem a média de votação, com um leve declínio em 2008, mas mantem 2 vereadores, o que atende as necessidades estalecidas pelo partido, bem como o poder de barganha do PSB. Tende a manter seus dois vereadores e aumentar sua votação, pois o desempenho do deputado estadual Cássio Andrade foi muito bom em Belém.

O PCdoB, apesar de ter aumentado sua votação, não conseguiu manter um coeficiente eleitoral para eleger vereador, ou seja, aumentou em votação nominal, mas não em percentual a ponto de alçar voo solo, como o tentado pelo partido nas eleições de 2008. Hoje várias lideranças adentraram na legenda, e outras ainda flertam a adesão a sigla, é uma incógnita, mas aposto que faz um ou dois vereadores.

Alan Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário