O que você quer saber?

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prof. Jorge Almeida - Doutor Honoris Causa.

Ao comemorar dois anos de criação a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) concede o primeiro título de Doutor Honoris Causa. O homenageado será o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Almeida Guimarães.

A solenidade de outorga do título ocorrerá amanhã (20), no auditório do campus Tapajós, logo após o encerramento do I Seminário Amazônia na conferência Rio + 20.

A concessão de título de Doutor Honris Causa é uma das mais importantes comendas dentro de todo o ritual universitário. A prática é adotada há pelo menos oito séculos e reflete a importância das pessoas na vida de todos os envolvidos no ambiente acadêmico.

O título é concedido a pessoas que tenham ligação de trabalho técnico-científico-cultural com a UFOPA. A concessão do título é aprovada pelo Conselho Superior (CONSUN) – órgão máximo deliberativo da universidade.

Jorge Almeida Guimarães preside a CAPES desde 2004, é doutor em Biologia molecular pela Escola Paulista de Medicina, com pós-doutorado no National Institute of Health (NHI/EUA). Foi diretor científico do CNPq, diretor nacional e diretor binacional do Centro Brasil Argentina de Biotecnologia, secretário Nacional de Políticas Estratégicas e Desenvolvimento Científico do MCT. Publicou 155 artigos científicos originais nos quais recebeu mais de 2.100 citações.

Orientou 30 mestres e doutores em química de macromoléculas, toxinas protéicas, farmacologia bioquímica e molecular. Já participou também de diversas comissões de avaliação institucional.

Por Comunicação/UFOPA em 19/01/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário