O que você quer saber?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Parabéns companheira Esmeralda do Jurunas!

Ontem passei na Tv. de Breves, próximo à Mundurucus, para parabenizar essa guerreira do Jurunas, bairro da periferia de Belém do Pará.

Maria Esmeraldina, ou só "Miroca", como seus amigos a chamam, completou 62 anos de idade em um encontro particular com amigos e vizinhos. Fui dar meu abraço e tomar uma cerveja com ela, como de costume, e percebi mais uma vez que sua história me emociona ainda hoje.

Esmeralda veio do Baixo Tocantins, mais precisamente de Abaetetuba. Filha de um proprietário de posto de combustíveis, sua juventude foi deslocada dos benefícios do dinheiro do seu pai. Ainda estudante, dois professores (que chegaram a ser presos acusados de serem comunistas) lhe incentivaram a concorrer eleições e a participar do movimento estudantil - lá Esmeraldina se engajou nas lutas da cidade, chegou a ser presa por incitar luta de classes, e seu pai a castigou deixando-a detida por 24horas, mesmo podendo tira-la da cadeia imediatamente. Esmeralda não desistiu da luta nunca!

Aio chegar a Belém, há anos atrás, sua casa humilde ficava em meio a um lamaçal e ela mesma correu atrás de aterro, cerragem e madeira para cobrir os buracos de sua rua, sempre colocando a mão literalmente na massa, sem medo de ser feliz...

Militante histórica e pouco reconhecida do Partido dos Trabalhadores (PT), viu a oportunidade de melhorar a vida de sua comunidade quando Edmilson Rodrigues (então petista, hoje no PSOL) chegou a assumir a prefeitura de Belém. Esmeralda destacou-se mais uma vez como liderança popular, no Orçamento Participativo e conseguiu (junto com a comunidade que ela liderava) levar saneamento e pavimentação até os confins do Jurunas, sendo indicada pela comunidade para compor a Comissão de Fiscalização Popular que o Governo do Povo havia instituido em cada obra sua.

Já no segundo mandato do socialista Edmilson Rodrigues, "Esmeralda" decidiu candidatar-se ao denominado Conselho da Cidade, sendo eleita CONSELHEIRA DISTRITAL e CONSELHEIRA DA CIDADE. Sem apoio de nenhuma autoridade ou liderança do seu próprio partido, conseguiu ser eleita com maioria dos votos... ainda lembro-me que seu materia de campnaha era um pequeno pedaço de papel escrito a caneta, somente o seu nome e seu número.

Respeitada por amigos, vizinhos e até por pessoas de conduta contestável no bairro do Jurunas, Esmeralda entra nos 60 anos esbanjando alegria e entusiasmo na luta do povo.

Quando cheguei ontem, ela só tinha uma tristeza, não ter tido uma câmera para tirar foto com seus amigos e para registrar a visita de cortesia do deputado Ganzer e do vereador Alfredo Costa que passaram pelo seu quintal, ontem pela noite. Parabéns aos dois líderes do PT que finalmente reconheceram o valor de nossa querida Esmeralda!

Parabéns, Miroca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário