O que você quer saber?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Desgoverno DUCIOMAR e a saúde - mais do caos!













Belém continua sob o desgoverno de Duciomar Costa e sua gangue. Os efeitos estão visíveis para todos verem e sentirem, infelizmente...

Pela segunda vez o teto de gesso do PSM caiu por causa da chuva, na (falta de) gestão de Duciomar Costa (PTB), oferecendo risco à todos aqueles que necessitam do sistema público de saúde. Mas a culpa é da chuva? Não! A culpa é de todos aqueles que deveriam gerenciar a política de saúde, realizar as manutenções da estrutura física e melhorar a qualidade do atendimento e simplesmente NÃO fazem! Mas o que esperar de um prefeito que falsificou diploma de Médico, atingiu dezenas de pessoas, deixando-as cegas e piorando seus problemas de saúde. Respeito? Competência? Honestidade?

Duciomar Costa, na sua história provou ser incompetente para cuidar da saúde. O máximo que conseguiu fazer foi distribuir urnas funerárias para familias que ao perder seu ente querido, ainda eram exploradas na sua dor por um político oportunista!

Mas os riscos não são somente o de precisar do PSM e não ter uma UTI, CTI ou centro cirurgico. Os riscos não são somente o de ser internado numa das enfermarias ou nos corredores e ter suas vidas ceifadas pelo teto do Hospital caindo em cima das pessoas por falta de manutenção. Os riscos são maiores!

O "prefeito" de Belém, que pedia durante as eleições de 2008 para "deixarem o homem trabalhar" agora nos apresenta um atestado de incompetência novo. E as mentiras na TV aparecem... Obras estruturantes, estamos "enterrando tubo" (afirmando que implementa nas suas obras tubulações para o saneamento), reconstruindo a cidade - tudo que ele verdadeiramente não faz.

A falta de saneamento, a falta de drenagem, a falta de limpeza dos canais, a falta de coleta de lixo, a falta de política de prevenção, dentre tantas outros problemas em que Belém está mergulhada, fazem com que a capital do estado do Pará mergulhe de fato sob as águas do inverno amazônida, todo ano esperado, mas a cada ano que passa cada vez mais devastador, o que piora com a ausência de política pública.

Os casos de doenças logo estão por ae, a prevenção não existiu, e os hospitais? bem, neles uma placa de concreto ou gesso pode cair nas suas cabeças a qualquer momento. Na última vez que isso aconteceu, um paciente com problemas clínicos de saúde morreu ao ser esmagado em cima da maca em que estava precariamente instalado, por uma outra parte do teto que caiu na ocasião pela mesma falta de manutenção no telhado do PSM. Ora se isso vira moda!


O jeito é viver o nosso drama, porque o prefeito nem em Belém ficará se o caos piorar... ele correrá o risco de ficar doente, dengue talvez!

Ora meu povo, ora meu povo...


Pedro Ivo Castro
Acadêmico de História - UFPA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário