O que você quer saber?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ELEIÇÕES – DCE UFPA 2010.

Nos dias 01 e 02 de DEZEMBRO, ocorreu a eleição para a próxima gestão do DCE (Diretório Acadêmico dos Estudantes) da UFPA (Universidade Federal do Pará). Duas chapas concorreram ao pleito, a chapa 01 “UFPA QUE QUEREMOS” composta por estudantes ligados a partidos governistas como o PT, PCdoB (UJS), PDT, PPS, PSDB e a chapa 02 “AGORA SÓ FALTA VOCÊ” composta por amplos setores da esquerda, como os coletivos OPOSIÇÃO DE ESQUEDA NA UNE, ROMPER O DIA, VAMOS À LUTA, CONTRAPONTO, CONSULTA POPULAR, e ANEL, além de independentes de todos os campi do interior e de todos os institutos da UFPA.

A Chapa 02, AGORA SÓ FALTA VOCÊ, foi vitoriosa. Obteve mais de 50% dos votos válidos da eleição, o que demonstrou o reconhecimento pelos estudantes da UFPA às lutas que o DCE lidera em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade, O Movimento estudantil existe para defender a educação pública. Desde a década de 80 o DCE participou e liderou importantes lutas que resultaram em conquistas para os estudantes, entre as quais o movimento que garantiu a meia passagem na região metropolitana de Belém; a meia-entrada cultural; o RU do Básico; e com a ocupação da reitoria em 2007 (foto ao lado), garantiu a construção do RU do Profissional; reformas nas pontes do campus do Guamá; garantia de moradia estudantil em Belém; construção do centro de convenções “Benedito Nunes”, onde hoje os estudantes podem realizar suas formaturas sem custo para os formandos; garantia de espaços autônomos nos Centros Acadêmicos, como as salas onde funcionam e a licença das coordenações dos institutos para a reprodução de fotocópias nos espaços, o que garante o custeio de lutas dos centros acadêmicos e do DCE na base estudantil – nos pavilhões de salas de aula.

O reconhecimento dos estudantes aos lutadores do DCE reforça o entendimento de que nestes anos todos estiveram no caminho certo, ao promover o “Rock in Rio Guamá” como política cultural de integração estudantil; os jogos internos da UFPA, como política de valorização do esporte e do lazer no campus; realizando as “calouradas”, momento em que os novos estudantes da UFPA são recebidos com debates acadêmicos e políticos importantes para nossa sociedade; e ainda a organização de eventos como os Atos das Velas, que pediu melhorias na segurança no campus.

Os estudantes que estiveram na entidade ao longo destes anos transformaram o DCE da Universidade Federal do Pará em um forte e importante espaço de lutas estudantis, sociais e políticas no Estado do Pará. O DCE/UFPA compõe movimentos em defesa da Amazônia e de seu povo, como no caso da construção da Usina de Belo Monte, quando o DCE da UFPA se irmana aos povos da floresta em defesa da soberania; ou ainda nas campanhas nacionais de combate a corrupção no Brasil, como o Fora Sarney, nacionalmente, ou o Fora Duciomar, que denunciou o condenado prefeito de Belém – Afinal o dinheiro da corrupção falta à educação!

Nossas lutas apenas começaram. Esta nova vitória para a próxima gestão nos dá a certeza de que os estudantes da maior Universidade Federal, em número de alunos do país, estão conscientes da importância do DCE da UFPA continuar a frente de importantes combates àqueles que querem destruir a Universidade e àqueles que querem somente explorar a Amazônia. A luta continua e seguiremos fazendo o CONTRAPONTO necessário para a ética, a qualidade e a autonomia na UFPA e no BRASIL – Agora Só Falta Você!

Pedro Ivo Carvalho de Castro

Militante do Coletivo Nacional de Estudantes CONTRAPONTO.

Diretor do CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA – UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário