O reconhecimento dos estudantes aos lutadores do DCE reforça o entendimento de que nestes anos todos estiveram no caminho certo, ao promover o “Rock in Rio Guamá” como política cultural de integração estudantil; os jogos internos da UFPA, como política de valorização do esporte e do lazer no campus; realizando as “calouradas”, momento em que os novos estudantes da UFPA são recebidos com debates acadêmicos e políticos importantes para nossa sociedade; e ainda a organização de eventos como os Atos das Velas, que pediu melhorias na segurança no campus.
Os estudantes que estiveram na entidade ao longo destes anos transformaram o DCE da Universidade Federal do Pará em um forte e importante espaço de lutas estudantis, sociais e políticas no Estado do Pará. O DCE/UFPA compõe movimentos em defesa da Amazônia e de seu povo, como no caso da construção da Usina de Belo Monte, quando o DCE da UFPA se irmana aos povos da floresta em defesa da soberania; ou ainda nas campanhas nacionais de combate a corrupção no Brasil, como o Fora Sarney, nacionalmente, ou o Fora Duciomar, que denunciou o condenado prefeito de Belém – Afinal o dinheiro da corrupção falta à educação!
Nossas lutas apenas começaram. Esta nova vitória para a próxima gestão nos dá a certeza de que os estudantes da maior Universidade Federal, em número de alunos do país, estão conscientes da importância do DCE da UFPA continuar a frente de importantes combates àqueles que querem destruir a Universidade e àqueles que querem somente explorar a Amazônia. A luta continua e seguiremos fazendo o CONTRAPONTO necessário para a ética, a qualidade e a autonomia na UFPA e no BRASIL – Agora Só Falta Você!
Pedro Ivo Carvalho de Castro
Militante do Coletivo Nacional de Estudantes CONTRAPONTO.
Diretor do CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA – UFPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário