O que você quer saber?

domingo, 4 de julho de 2010

Historiadores e candidatos em 2010.

FOTO: Araceli Lemos e Fernando Carneiro - convenção do PSOL-Pa.

Os historiadores e socialistas Araceli Lemos e Fernando Carneiro foram lançados candidatos pelo PSOL paraense no sábado (26/06) à deputada Estadual e ao Governo do Estado.

Os dois já foram destaques de postagens aqui no Blog, mas essa é especial. Definidas as Candidaturas teremos um time de professores concorrendo aos vários cargos nas eleições de 2010, dentre todos estão estes dois historiadores que eu respeito muito e sei que não são só competentes no que fazem, são honestos na vida, são trabalhadores, lutadores.

Fernando já teve sua história de luta publicada aqui no Blog e Araceli também já teve uma refer
ência bonita quando lançou seu Blog (Araceli Nossa Voz!). Mas me sinto na obrigação de enfatizar o que essa lutadora, que muito me orgulho de ter apoiado desde sua primeira candidatura a deputada estadual, representa. Eleita por dois mandatos, nunca abandonou a luta do povo, tendo sido agredida pela Polícia Militar (gestão tucana) quando era deputada, porque estava ao lado dos professores em manifestações pelas ruas de Belém, Araceli não vendeu seus sonhos e se filiou ao PSOL ainda deputada. Em 2006 concorreu à Deputada Federal mas não conseguiu ser eleita. Mulher de luta, defendeu os Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Pará presidindo a Comissão de Direitos Humanos da ALEPA, considerada uma das melhores atuações parlamentares naquelas duas legislaturas, a historiadora se disponibiuliza mais uma vez ao diálogo com os colegas historiadores em defesa de nosso patrimônio cultural, histórico, moral. Se disponibilizou para toda a sociedade paraense na defesa dos direitos humanos, na luta pela melhoria da qualidade do ensino no Pará, em defesa do direito à saúde para todos e com qualidade e nas demais lutas sociais. Nunca se rendeu, não se renderá agora.

Fernando, atuou também como assessor especial de Araceli na Assembléia Legislativa. Historiador formado pela USP, está preparado para gerenciar o governo do estado. Atuou nos poderes executivo e legislativo, tem ampla capacidade de articular e dialogar com segmentos sociais, atualmente atua na luta dos trabalhadores em educação pública no Pará, já representou nossa região em entidades nacionais de trânsito e transporte, vem estudando as realidades sociais do estado e mostrará como está preparado. No campo da história, compreede a importância de apoiar e realizar atividades de pesquisa sobre a história de nossa região amazônica, a construção de uma política de educação patrimonial, e o dialogo com os professores da rede básica de ensino (principal campo de trabalho dos historiadores no estado do Pará).

Assim como o saudoso Manoel Amaral, ex-dirigente do CAHIS (centro acadêmico de História -UFPA), Fernando Carneiro e Araceli Lemos já reuniram comigo para dialogar sobre as dificuldades que nós, discentes da graduação e pos-graduação enfrentamos para participarmos ou organizarmos eventos acadêmicos, conversamos sobre a importância do nosso trabalho e a discussãode sobre o resgate da política de educação patrimonial, entendendo o patrimônio como material e imaterial, em nosso estado.

Eu bem sei que há outros historiadores concorrendo aos cargos em 2010, mas meu apoio vai para aqueles que sempre nos apoiaram e sempre demonstraram interesse em nossa realidade. Camaradas de longas datas, não poderia deixar de registrar minha satisfação em apresentar estes dois ícones da esquerda paraense. Historiadores como nós

Meu apoio à esses Historiadores de luta!


PEDRO IVO CARVALHO DE CASTRO
Diretor do Centro Acadêmico de História da UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário