O que você quer saber?

sábado, 28 de agosto de 2010

Araceli conquista carinho e apoio a cada dia


Fazer uma campanha eleitoral não é fácil, ainda mais com poucos recursos financeiros, contra campanhas imoralmente financiadas por empresas e lobistas. Ainda assim, Araceli Lemos não esmorece e cada dia cresce o apoio à candidata a deputada estadual do PSOL a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Apoios e manifestações de carinho, como a que transcrevemos abaixo, de Pedro Ivo Castro, diretor do Centro de Acadêmico de História da UFPA, são o combustível para continuar a luta e a certeza de que fazemos uma campanha limpa e verdadeira.

Para Araceli Lemos:

Você sabe que tem meu apoio e meu voto sempre, és uma grande companheira de luta, você faz a ALEPA estremecer, assustando os poderosos desse estado e eu sempre me senti muito mais do que representado por você. Me sentia e me sentirei novamente respeitado por sua atuação parlamentar. Vamos seguir na jornada, juntos, ousando lutar e ousando vencer.
No mais, você como historiadora tem o total apoio de nossos camaradas historiadores.

Super beijo,

Pedro Ivo Castro.
Diretor do Centro Acadêmico de História da UFPA."

Por que?

RESPOSTA DE EDMILSON AO AMAZÔNIA JORNAL
Como indicador de que o Movimento Somos Todos Edmilson está crescendo e já começa a incomodar os velhos coveiros de sonhos, o Jornal Amazônia resolveu começar a atacar nosso candidato. Sabe a famiglia que sustenta esse jornal que não conseguirão jamais colocar na lama da velha política uma pessoa como Edmilson que, como o blog já falou é um ser humano imprescindí­vel.
Abaixo, a resposta que Edmilson Rodrigues enviou ao redator do referido órgão:

Por que?
Senhor redator,

Não creio que esse orgão de comunicção tenha qualquer razão para tentar desmoralizar-me. A nota que afirma que eu só venho ao Pará em período eleitoral é de uma leviandade cruel e de conteúdo com ferocidade canina. Nasci e sempre morei em Belém. Sei que isso é conhecimento de todas as pessoas minimamente informadas e moralmente escrupulosas. Mesmo no último período de minha vida profissional, quando fui liberado pela Secretaria de Estado de Educação e pela Universidade Federal Rural da Amazônia, instituição das quais tenho a honra de compor o quadro de docentes, para cursar o Doutorado em Ciencias na Universidade de Sâo Paulo (USP) no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, mantive minha casa em Belém como minha principal referência. Obviamente, como não tenho o poder da ubiquidade, tive que permanecer em São Paulo em vários períodos de alguns meses, a fim de cursar as disciplinas, participar de seminários acadêmicos entre outras atividades cientí­ficas necessárias à pesquisa e redação de minha tese doutoral que já foi depositada naquela instituição e será defendida no próximo dia 15 de setembro.
Não porto, sequer, baladeira. A arma que carrego é a leveza da moral ilibada de quem, tendo ocupado dois mandatos de deputado estadual (1987-1994) e dois de Prefeito de Belém (1997-2004), e reconhecido popularmente como "o melhor prefeito que Belém já teve", pelo menos nos últimos cem anos. Portanto, poupem-me de uma guerra. Não mereço isso. Mesmo os que não conseguiram e jamais conseguirão destroçar minha dignidade tem direito à paz.
Exijo respeito!
Edmilson Brito Rodrigues

Arquiteto, Graduado em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de Construção Civil, Especialista em Planejamento de Área Amazônicas e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPa, Doutorando em Geografia pela USP, Professor da SEDUC, Professor da UFRA, Ex-Deputado Estadual, Ex-Prefeito de Belém e Candidato a Deputado Estadual pelo PSOL, partido do qual sou dirigente nacional.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Não percam...

Amanhã, 5° feira, dia 26 de agosto haverá um debate imperdível na RBA, canal 13. Não percam Fernando Carneiro!

sábado, 21 de agosto de 2010

Edmilson nas ruas de Belém...uma campanha de aprovação popular.



Uma certeza paira na cidade de Belém há muitos anos, Edmilson Brito Rodrigues é um grande líder reconhecido pelo povo de nossa cidade. Mas a certeza disso não consegue evitar a emoção de andarmos pelas ruas da cidade e sentirmos o apoio do povo. Essas fotos acima demonstram como o prefeito criança continua no coração do povo.

domingo, 15 de agosto de 2010

Marina Silva e o seu posicionamento religioso - uma contradição política do discurso de defesa do povo.


Na semana do Orgulho Gay, a pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse ser "não favorável" ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. "O casamento é uma instituição entre pessoas de sexos diferentes, que foi pensada há milhares de anos para essa finalidade", afirmou, acrescentando que seu posicionamento "não pode ser confundido com discriminar essas pessoas do ponto de vista de seus direitos".

Sem hesitar, Marina disse que não irá à parada do Orgulho Gay - marcada para o domingo, em São Paulo. A senadora disse, ainda, não ter opinião formada sobre a adoção por casais homossexuais. "Eu não tenho competência técnica para ter um olhar em relação a essa questão."

As declarações provocaram fortes reações nas redes sociais. Mais tarde, em entrevista ao portal Terra, Marina tentou amenizar ao dizer que vê o casamento como um "sacramento", mas se disse favorável à união civil "de bens" entre pessoas do mesmo sexo. Se eleita, garantiu, não usará o governo "para fazer proselitismo religioso".

Marina já causara polêmica com a comunidade GLBT ao supostamente esconder uma bandeira do arco-íris recebida de um vereador do PV. Nas entrevistas, a pré-candidata verde também se disse contrária à descriminalizaçã o do aborto e da maconha. Propôs, contudo, a realização de plebiscitos sobre os assuntos.

Ela reiterou tópicos frequentes em suas falas, como a defesa da manutenção da política macroeconômica e do desenvolvimento sustentável. Na política externa, direcionou críticas tanto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto ao pré-candidato tucano, José Serra - que na semana passada acusou o governo boliviano de ser "cúmplice" do tráfico de cocaína. "Eu tenho dúvida se o governo da Bolívia não fosse de um índio, se isso seria dito com tanta radicalidade."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Debate RBA dia 26/08 para o GOVERNO DO PARÁ.

Será na quinta-feira (26), a partir das 10 da noite, na RBA, canal 13 e 35 digital.

Assista e veja como Fernando carneiro se apresenta neste debate!

Pra quem vai o segundo voto ???

DO BLOG DO BACANA.

Um questão dentro do PT, PMDB e PSDB em comum é; para quem será dado o segundo voto ao senado destes partidos.
Porque para o Senado, essa é a questão, o segundo voto.
Mil e uma discussões estão sendo travadas nos QGs das campanhas para tentar descobrir isso.
Para quem não se recorda o segundo voto é o seguinte; os petistas vão votar no Paulo Rocha mas assim como todos os outros eleitores tem o direito em votar em um segundo nome, já que nesta eleição teremos duas vagas ao senado. Então, em quem vão votar os petistas, em Jader, Flexa ou Marinor ? - por exemplo.
É esse segundo votos dos eleitores destes 3 grandes partidos que pode fazer a diferença na hora de eleger os senadores.

Quem reconhece este homem???


DO BLOG DO BACANA.

Olhando esta foto é difícil reconhecer o ícone "Chaves". O ator e criador do personagem, Roberto Gómez Bolaños, mantém uma atitude positiva sobre sua vida e as doenças, mas ele confessou, em entrevista ao jornal chileno La Tercera, que anda pensando muito na morte.

Aos seus 81 anos, o eterno intérprete do seriado Chaves comentou que embora pense muito nisso, a morte não tira seu sono.

O ator comentou que sofre alguns problemas que chegam com a velhice. Está surdo do ouvido direito e apenas começou a andar um pouco, depois de um problema cerebral que sofreu ano passado.

"Antes não podia me levantar, nem caminhar. Todos os meus problemas são físicos, mas não são fortes nem mortais", disse Roberto Gómez. Tenho a confiança de que posso viver uns cinco ou seis anos mais. Aí eu me despeço da minha grande paixão, o futebol", comentou

QUEM NUNCA VIU E RIU DO CHAVES NE???

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Voto Beto Federal 5050

Voto Beto Federal 5050


B eto, um menino esperança
E m que nós podemos sentir
T ransparência, confiança
O riginalidade no seu sorrir

A migo jovem e já forjado
N a luta por um ideal
D os sonhos tão sonhados:
R esgate da justiça social.
A qui eu deixo registrado
D ecidi votar no capacitado
E ducador Beto, meu Federal


Voto Beto Federal 5050

Edmilson no BOCA DE FERRO da Central Única das Favelas do Pará

EDMILSON RODRIGUES - Candidato a Deputado Estadual

ENTREVISTA AO BOCA DE FERRO:


1- Há quanto tempo o senhor está afastado deste clima de eleição? E o que o motivou a tornar-se candidato este ano?
Na verdade, nunca me afastei da política.
Após os dois mandatos como prefeito de Belém, período em que tive o privilégio de coordenar o governo municipal mais premiado de todo o Brasil, sentia a necessidade de continuar minha formação, já que sou professor.
Assim, cursei o doutorado na USP em Geografia Humana durante alguns anos e agora estou de volta ao Pará. Porém, viajei o país a convite para colaborar politicamente com os mais diversos movimentos sociais e com o próprio PSOL.



Publicada originalmente no Boca de Ferro
É mais uma ferramenta que a Central Única das Favelas do Pará coloca a disposição do grande público. E para inaugurar este espaço, vamos convidar alguns candidatos aos pleito de 2010 a mostrarem suas caras por aqui.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fernando Carneiro visita Altamira




































O acampamento "TERRA LIVRE" em Altamira foi um importante marco na luta contra a Usina de Belo Monte, que destruirá a floresta em nome de um suposto desenvolvimento para nosso povo, mas que na verdade servirá apenas para fornecer energia a baixo custo para as mineradoras que exploram nossas riquezas. Fernando conversou com lideranças indígenas como os Assurini, de São Geraldo do Araguaia, e com Dom Erwin, bispo do Xingu.

Festa de inauguração do Comitê Edmilson Deputado Estadual

Festa de inauguração do Comitê Edmilson Deputado Estadual 50123.

Sábado, dia 14 de agosto:
a partir das 19 horas.

O endereço do Comitê:
Av. Gentil Bitencourt, 2384, São Brás, Belém.

Você não pode faltar!

Siga o mapa(click para ampliar). Traga a sua força e a sua alegria. Tod@s com Edmilson nesta corrente de fé e esperança.

NOTA DE FALECIMENTO


Muitos não sabem, mas eu cheguei a passar alguns anos estudando em escola católica, ajudando em projetos sociais e me preparava espiritualmente para algo que me deixava muito feliz, iria ser padre, queria ser padre.
Nessa jornada nada fácil fiz muitos amigos verdadeiros, como o autor desta nota, P. Daniel Cunha, na época um assistente no colégio do Carmo, e outros tantos salesianos que fizeram daquela época um período inesquecível da minha vida. Uma dessas pessoas foi seu Matias, um artesão, preocupado com o meio-ambiente, que fazia de seus dias, dias de trabalho, de reciclagem, em especial de garrafas Pet's.
Essa semana ainda cheguei a separar umas garrafas para levar ao seu atelier, mas não tive tempo. Sua partida doi como a de todos os amigos, era um bom conselheiro e um amigo sem igual. Ainda acho graça de nossas aulas em espanhol com seu Matias dizendo se estavamos ou não preparados para o vestibular.
Lembro do dia em que o conheci, saimos eu, ele e a Thaís Bittencourt (cooperadora salesiana) para comprarmos plantas para o Colégio do Carmo, seu Matias gostava de verde, gostava de plantas, gostava de reciclagem, amava a Vida e o Senhor da Vida.
Vá em paz meu grande amigo Matias.

Pedro Ivo Carvalho de Castro.
ex-aluno salesiano.
==================================================================


Caros irmãos, irmãs e grupos da Família Salesiana,

Estávamos acompanhando estes dias com as nossas orações o Ir. Matias de Juan Sutil que fez uma cirurgia cardiovascular em Belém sendo acompanhado pelo Pe. Francisco Alves (vice-inspetor).

Segundo avaliação dos próprios médicos a cirurgia ocorreu bem e ele já se encontrava em recuperação no apartamento, porém de forma inesperada nesta manhã do dia 06 fomos surpreendidos pela notícia de que nosso irmão veio a falecer após complicações pós-operatória que acarretaram parada cardíaca.

Após a recente perda do nosso Pe. Marcelo mais um irmão deixa nossa Família para ir ao encontro do Pai. Ao Sr. Matias o repouso dos justos por todo o bem que realizou nesta terra.

Renovamos nosso pedido de preces e orações neste momento difícil e peçamos ao Senhor que na sua infinita bondade acolha nosso irmão Matias no paraíso eterno.

O velório será realizado na Escola Salesiana do Trabalho (EST) e o sepultamento na Igreja do Carmo (Belém).

Na medida do possível informaremos a respeito.

A pedido do P. Inspetor,

Unidos em preces,

P. Daniel Cunha


DADOS BIOGRÁFICOS:
Sr. Matias de Juan Sutil

Nasceu em Bustillo del Paramo/Leon/Dicoese de Astorga/Espanha em 13 de setembro de 1930.
Pais: Severiano Juan e Antonia Sutil

Noviciado:Mohernando/Guadalajara/Espanha: 15 de agosto de 1950.
Primeira profissão religiosa: Mohernando: 16 de agosto de 1951.
Profissão Perpétua: Deusto/Bilbao/Viczcaya: 16 de agosto de 1957.

Chegada ao Brasil: Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 1970.

Atividades:
- Mohernando/Guadalajara/Espanha: 16 de agosto de 1951-62.
- Carabanchel Alto/Madrid/Espanha: setembro 1963-70.
- Ananindeua/PA: 1970-72.
- Pari-Cachoeira/Rio Negro: 1973.
- Suiça: 1973 (curso de mecânico).
- Manaus/AM: São Domingos Sávio: projeto AMA 1974-1979.
- Ananindeua/PA: ecônomo 1979-81.
- Espanha: 1982-1990.
- São Gabriel da Cachoeira/Rio Negro: 1991-92.
- Belém/PA/Sacramenta/EST: 1993-96.
- Manaus/AM/Casa Inspetorial: 1997-99.
- Santa Isabel/Rio Negro, como auxiliar do ecônomo: 2001-2005.
- Belém/PA: Nossa Senhora do Carmo: 2006-2007/2009.
- Belém/PA: Sacramenta: 2008.
- Manaus/AM: Casa inspetorial 2010.



P. Daniel Cunha - 06/08/2010

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Edmilson Rodrigues. Há homens que que lutam a vida inteira

"Há homens que lutam um dia. E são bons.
Há homens que lutam muitos dias. E são muito bons.
Há homens que lutam muitos anos. E são melhores ainda.
Porém há aqueles que lutam a vida inteira.
Estes são os imprescindíveis".
(Bertolt Brecht)

Uma homenagem a todos os homens e mulheres que lutam a vida inteira por um mundo de justiça e solidariedade.

domingo, 8 de agosto de 2010

Manoel Amaral - um ano da despedida!

Hoje acordei feliz, um domingo bonito, a campanha do partido está nas ruas e eu ainda tô de férias. De quebra, dia dos pais ... mas de repente fui lembrando onde eu tava ano passado (uma vez que não tenho contato com meu pai, deveria estar em algum lugar) e ao lembrar, uma profunda tristeza me deixou com vontade de chorar.

Um ano atrás, exatamente, eu estava com o companheiro Manoel Amaral em sua despedida deste mundo. Manoel partiu subtamente no auge dos seus 34 anos. Novo, Manoel já era respeitado internacionalmente pela esquerda (como a cubana), historiador, líder socialista no Pará (respeitado por todos os partidos), Amaral deixou quatro filhos e um caminho longo de lutas para nós percorrermos sob a liderança de seu exemplo inesquecível de ousadia, luta, esperança e solidariedade.

Quando lembrei, da vida de Manoel Amaral, um sorriso estampou-se naturalmente em meu rosto. Quanto orgulho eu tenho de ter estado com ele durante muitas lutas, eleições, debates,vitórias. Quantas vezes sorrimos juntos, nunca choramos juntos, mesmo nas perdas, na dor, Manoel era o primeiro a sorrir e a levantar a cabeça. Quantas conversas, quanto eu aprendi, quanto ele me chamou a atenção, com o cuidado que somente um líder tem com seu grupo. Manoel tinha isso, Manoel era isso e eu não consegui mas sentir vontade de chorar, estou feliz por seus poucos anos na Terra, estou feliz porque ele viveu cada segundo, ensinou todos quanto pode, lutou e venceu tantas vezes. Manoel me deixa feliz por ter podido conviver com ele, e quantos conviveram menos do que eu e quantos não o conheceram e hoje não podem sorrir ao lembrar de Manoelzinho, como carinhosamente o chamavamos.

Nunca mais bebemos as nossas vitórias, que planejamos, que sonhamos e que conseguimos realizar, mas em todas as comemorações deste ano eu sempre senti você meu grande comandante Manoel, perto e irradiando sua felicidade. Seu sorriso era tão forte, sua energia era tanta que não há limites da materialidade que possa impedir seus amigos de sentir você junto de nós nos momentos fáceis e difíceis. Obrigado!

Manoel está presente nas nossas lutas, seus ensinamentos, sua ideologia, seus sonhos não morrerão jamais. Poderíamos fazer silêncio, mas como disseram outros camaradas, Manoel nunca calava! Homenagearemos Manoel Amaral com nossas vozes, gritando bem alto, defendendo os nossos sonhos, lutando pelo socialismo!

Manoel Amaral - PRESENTE!!!


Um abraço do amigo,


Pedro Ivo Carvalho de Castro.
diretor do centro acadêmico de História - UFPA.
(como havia prometido ao Manoel.)

sábado, 7 de agosto de 2010

Manoel Amaral. Presente!

Manoel partiu em Agosto/2009 (dia 8) deixando uma longa estrada de esperança para caminharmos em companhia de sua memória.
Deixou-nos seu exemplo de homem e lutador, o orgulho de quem pode dizer que o conheceu e usufruiu de sua atenção, a certeza de quem está e estará sempre presente em nossa memória e em nossas inspirações. Herança que nos confortam, reafirmam e fortalecem; que renovam nossa convicção de que a humanidade aspira e se prepara para construir um mundo sem explorados e exploradores; e que esta é a vocação histórica do povo brasileiro.
Heranças que nos dão força para gritar em alto e bom som: Manoel Amaral. Presente!
Manoel está conosco nesta caminhada. Aquilo que podemos fazer para manter acesa a sua lembrança é continuar a luta a qual ele dedicou sua vida, marcada por um sentimento profundo de amor ao povo. É aquilo que devemos fazer. É aquilo que faremos.
Movimento Somos Todos Edmilson.

Edmilson e Eloy Borges prestam homenagens ao Manoel - Dia 5, na Plenária em apoio a campanha de Edmilson.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os possíveis quocientes do Pará em 2010

DO BLOG DE ALAN LEMOS.

Para as eleições de 2010, o estado do Pará tem 4.675.330 eleitores aptos a votar. O número é fechado porque a Justiça Eleitoral impõe um prazo para transferências ou emissão de títulos, vencido o prazo, já é possível ter conhecimento exato.

Desse total, cerca de 75% deve converter-se em votos válidos, gerando um possível volume de 3,5 a 3,6 milhões em substância. Assim sendo, os quocientes devem ficar em:

deputado estadual (caso de 41 vagas): 85 a 88 mil votos

deputado federal (caso de 17 vagas): 206 a 212 mil votos



Sobras
Após as eleições proporcionais (para veredeador e deputado), como os votos não ficam redondamente distribuidos entre as chapas, faz-se uma divisão de sobras: são várias vagas, é uma espécie de pechincha onde coligações grandes e pequenas tendem a ganhar espaço das medianas e pequeninas.

Nas últimas eleições, para faturar mais uma vaga para deputado estadual, bastava um coeficiente de sobras de 0,85; e para deputado federal, de 0,8. Em outras palavras, com 1,6 quocientes, uma coligação federal elegeria duas cadeiras - um dos maiores exemplos foi o PMDB, que, com menos de cinco quocientes, fez seis cadeiras.

Já contando com as sobras, pode-se calcular cada vaga pretendida vezes o número de votos de um quociente vezes o coeficiente.

Exemplo: se o partido "x" deseja atingir duas vagas para deputado estadual, que multiplique
2 . 0,85 . 85 mil = 144,5 mil (caso o quociente seja de 85 mil votos)
ou
2 . 0,85 . 88 mil = 149,6 mil (caso quociente seja de 88 mil votos)
150 mil seria seu objetivo.


Outro exemplo é se o partido "y" deseja cinco vagas para deputado federal:
5 . 0,8 . 206 mil = 824 mil (caso o quociente fique em 206 mil votos)
ou
5 . 0,8 . 212 mil = 848 mil (caso o quociente fique em 212 mil votos)
850 mil seria sua meta.


Cálculo simplificado
Como os coefientes de sobras 0,85 e 0,8 para deputado estadual e federal, respectivamente, já seriam suficientes para ganhar uma próxima vaga, o cálculo simplificado seria:

para cada ~75 mil votos, uma cadeira estadual

para cada ~170 mil votos, uma cadeira federal

Obs. só é cabível a coligações que atingirem o ponto de corte (um quociente). Nesse cálculo simplificado já não há arredondamento para cima, é só o número inteiro (sempre arredonda para baixo)