O que você quer saber?

domingo, 8 de agosto de 2010

Manoel Amaral - um ano da despedida!

Hoje acordei feliz, um domingo bonito, a campanha do partido está nas ruas e eu ainda tô de férias. De quebra, dia dos pais ... mas de repente fui lembrando onde eu tava ano passado (uma vez que não tenho contato com meu pai, deveria estar em algum lugar) e ao lembrar, uma profunda tristeza me deixou com vontade de chorar.

Um ano atrás, exatamente, eu estava com o companheiro Manoel Amaral em sua despedida deste mundo. Manoel partiu subtamente no auge dos seus 34 anos. Novo, Manoel já era respeitado internacionalmente pela esquerda (como a cubana), historiador, líder socialista no Pará (respeitado por todos os partidos), Amaral deixou quatro filhos e um caminho longo de lutas para nós percorrermos sob a liderança de seu exemplo inesquecível de ousadia, luta, esperança e solidariedade.

Quando lembrei, da vida de Manoel Amaral, um sorriso estampou-se naturalmente em meu rosto. Quanto orgulho eu tenho de ter estado com ele durante muitas lutas, eleições, debates,vitórias. Quantas vezes sorrimos juntos, nunca choramos juntos, mesmo nas perdas, na dor, Manoel era o primeiro a sorrir e a levantar a cabeça. Quantas conversas, quanto eu aprendi, quanto ele me chamou a atenção, com o cuidado que somente um líder tem com seu grupo. Manoel tinha isso, Manoel era isso e eu não consegui mas sentir vontade de chorar, estou feliz por seus poucos anos na Terra, estou feliz porque ele viveu cada segundo, ensinou todos quanto pode, lutou e venceu tantas vezes. Manoel me deixa feliz por ter podido conviver com ele, e quantos conviveram menos do que eu e quantos não o conheceram e hoje não podem sorrir ao lembrar de Manoelzinho, como carinhosamente o chamavamos.

Nunca mais bebemos as nossas vitórias, que planejamos, que sonhamos e que conseguimos realizar, mas em todas as comemorações deste ano eu sempre senti você meu grande comandante Manoel, perto e irradiando sua felicidade. Seu sorriso era tão forte, sua energia era tanta que não há limites da materialidade que possa impedir seus amigos de sentir você junto de nós nos momentos fáceis e difíceis. Obrigado!

Manoel está presente nas nossas lutas, seus ensinamentos, sua ideologia, seus sonhos não morrerão jamais. Poderíamos fazer silêncio, mas como disseram outros camaradas, Manoel nunca calava! Homenagearemos Manoel Amaral com nossas vozes, gritando bem alto, defendendo os nossos sonhos, lutando pelo socialismo!

Manoel Amaral - PRESENTE!!!


Um abraço do amigo,


Pedro Ivo Carvalho de Castro.
diretor do centro acadêmico de História - UFPA.
(como havia prometido ao Manoel.)

Um comentário:

  1. Você conseguiu descrever bem o que representou o nosso querido Manoel. Pra mim um exemplo de peseverança tamanha....que bom ter tido ele em nossas vidas.Para sempre guardarei seu sorriso!

    ResponderExcluir