Ensinar a ensinar: Quintas de História e Educação na UFPA
03.05.2010 -
Por Clareana Rodrigues
Década de 50. Surge em Belém o curso de graduação em História e Geografia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará. Incorporado depois à UFPA, em 1957, o curso foi responsável pela formação dos primeiros professores de história e geografia da região.
A consolidação da produção de conhecimento em história e geografia e de ambas como campos do conhecimento levou a separação dos cursos. Com a criação do novo curso de história, que precisou atender a necessidade de produção de conhecimento científico e a formação de professores, foi preciso estabelecer um curso que prezasse pela formação dos estudantes voltada para o ensino e a pesquisa.
Contudo, a última Avaliação do Curso de História realizada pela direção da Faculdade, em 2009, demonstrou que os graduandos têm dificuldades em adaptar o conteúdo recebido na graduação para as salas de aula de ensino médio e fundamental. Na pesquisa foi constatado que esses estudantes só passavam a compreender as metodologias para abordar os temas da história “na prática”, e não necessariamente em paralelo as aulas da universidade.
Percebendo essa necessidade foi criado, em 2009, o Projeto de Extensão Quintas de História e Educação. Nele, estudantes e professores da Faculdade de História se reúnem todas as últimas quintas-feiras de cada mês para promover uma discussão sobre novas linguagens e tecnologias no ensino de História.
Sempre com uma temática diferenciada, o projeto pretende qualificar a formação dos discentes e oferecer uma perspectiva mais profunda para as aulas. Isso proporciona não somente uma proximidade maior dos alunos com as práticas de ensino-aprendizado, mas contribui também com a educação dos próprios futuros alunos desses acadêmicos.
03.05.2010 -
Por Clareana Rodrigues
Década de 50. Surge em Belém o curso de graduação em História e Geografia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará. Incorporado depois à UFPA, em 1957, o curso foi responsável pela formação dos primeiros professores de história e geografia da região.
A consolidação da produção de conhecimento em história e geografia e de ambas como campos do conhecimento levou a separação dos cursos. Com a criação do novo curso de história, que precisou atender a necessidade de produção de conhecimento científico e a formação de professores, foi preciso estabelecer um curso que prezasse pela formação dos estudantes voltada para o ensino e a pesquisa.
Contudo, a última Avaliação do Curso de História realizada pela direção da Faculdade, em 2009, demonstrou que os graduandos têm dificuldades em adaptar o conteúdo recebido na graduação para as salas de aula de ensino médio e fundamental. Na pesquisa foi constatado que esses estudantes só passavam a compreender as metodologias para abordar os temas da história “na prática”, e não necessariamente em paralelo as aulas da universidade.
Percebendo essa necessidade foi criado, em 2009, o Projeto de Extensão Quintas de História e Educação. Nele, estudantes e professores da Faculdade de História se reúnem todas as últimas quintas-feiras de cada mês para promover uma discussão sobre novas linguagens e tecnologias no ensino de História.
Sempre com uma temática diferenciada, o projeto pretende qualificar a formação dos discentes e oferecer uma perspectiva mais profunda para as aulas. Isso proporciona não somente uma proximidade maior dos alunos com as práticas de ensino-aprendizado, mas contribui também com a educação dos próprios futuros alunos desses acadêmicos.
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