O que você quer saber?

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PM no campus da UFPA... fazendo o que???

Belém, 27 de maio de 2010. (quinta-feira)

Um estudante, usuário de maconha, foi detido pela PM dentro do Campus da UFPA hoje.


Segundo rola na "blogsfera universitária", a PM prendeu um jovem usuário de maconha. Ele fumava à beira do rio Guamá hoje. O problema é que a PM não tem autoridade dentro da Universidade a menos que o reitor acione a força policial, fora isso os nossos Policiais estaduais não tem jurisdição sobre um território federal. Segundo o que dizem o reitor Prof Carlos Maneschy não chamou nenhuma viatura e agora o DCE quer saber o que a PM fazia dentro do campus da UFPA e porque prendeu o jovem.

Arbitrariedade!

Só é caso de polícia o tráfico, fabricação e comercialização de drogas , e não o consumo, este é caso de saúde pública.

Negligência!

Enquanto os policiais estavam "passeando" dentro da UFPA, os estudantes e pedestres estavam sujeitos a assaltos nos portões da Universidade. As paradas de ônibus na frente da UFPA são constantemente descobertas pelo policiamento deficiente da capital paraense, assim nossos estudantes, técnicos e professores, assim como os moradores dos bairros do Guamá e da Terra Firme ficam todos sujeitos a qualquer ação criminosa a qualquer hora do dia e da noite (principalmente).

E agora??? Quem estava certo ou errado???

Quanto a maconha, é um outro assunto...


Pedro Ivo C. Castro.

Um comentário:

  1. Bom, é verdade que a polícia militar, assim como a polícia civil, a polinter e a guarda municipal não tem jurisdição dentro da Ufpa, porém, existe uma excessão à essa regra: caso haja flagrante, a polícia militar pode prender quem cometeu o determinado crime mesmo dentro do território federal.
    Realmente, o uso de entorpecentes, prescrito no Art. 281 do código penal - "Comércio, posse ou uso de entorpecente ou substância que determine dependência física ou química" - foi revogado pela Lei nº 6368, no entanto, acho que não podemos esquecer que, apesar do fato de usar maconha ser pessoal, é esse uso de drogas que alimenta o tráfico e alavanca boa parte da criminalidade e da violência não só em Belém.
    É um princípio básico de economia: a oferta depende da demanda. Quanto mais usuários de drogas existirem, mais traficantes surgirão para suprir a demanda.

    ResponderExcluir