O que você quer saber?

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Faculdade de História da UFPA em Cametá realizará evento de História.

O Colóquio de Estudos Agrários, a ser realizado na cidade de Cametá, Estado do Pará, nos dias 24 e 25 de março de 2011, propõe estimular uma rede de discussão sobre o processo histórico de constituição das populações agrárias na Amazônia, destacando as relações socioambientais.
As propostas a serem apresentadas devem orientar-se no sentido da análise da produção historiográfica sobre a questão da posse e propriedade da terra e das relações sociais daí decorrentes, repercutindo sobre as condições de vida vigentes no mundo rural. Para tanto, o evento visa focalizar não apenas as bases teóricas que procuram entender a dinâmica da apropriação da terra, as concepções de direito em disputa e a emergências de conflitos agrários, como também as dinâmicas sociais resultantes dessas modalidades de apropriação.
A produção de um material bibliográfico sobre os trabalhos apresentados nas mesas de discussão do evento, em que deve está pautado na necessidade de articulação das pesquisas sobre as populações rurais e construção de políticas públicas que assegure a posse da terra, a exploração sustentável dos recursos e diminuição dos conflitos agrários na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário