O que você quer saber?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SENADORA TEM AUDIÊNCIA COM PREFEITO DE ANANINDEUA.

A senadora Marinor Brito, líder do PSOL no Senado, reuniu na manhã desta segunda-feira (21), com o prefeito de Ananindeua, Hélder Barbalho (PMDB), para tratar de uma pauta conjunta de trabalho em favor da população daquele município que segundo o IBGE (2010) é o segundo mais populoso do Pará, com 471.744 habitantes.

- Estamos fazendo audiências como todas as autoridades do Estado para tratar de uma agenda de trabalho em favor do nosso povo, pois, para nosso mandato é muito importante estabelecer canais de diálogos e de respeito político com todas as autoridades do Estado do Pará. Hoje é a vez do prefeito de Ananindeua, Hélder Barbalho, e da entidade que ele preside, a FAMEP (Federação das Associações de Municípios do Pará) – disse, Marinor.

Na pauta de discussão temas importantes como o terminal integrado de passageiros de Ananindeua, que segundo o prefeito já esta na fase final de elaboração do projeto; coleta de resíduos sólidos; recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), CPI mista do tráfico de pessoas, contratação de médicos para as unidades de saúde do município e denúncias de irregularidades na educação do município, protocoladas pelo SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará).

Sobre os problemas na saúde, a senadora relatou experiência exitosa do ex-prefeito Edimilson Rodrigues (1997-2004) em Belém, que tinha no programa Família Saudável um sistema de saúde organizado sob princípios e bases organizativas da APS (Atenção Primária à Saúde), tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida e saúde das famílias a ele vinculadas, onde a eqüidade, a integralidade e a participação popular representavam imperativos éticos, morais e científicos para a realização do direito à saúde e à solidariedade social – disse.

A parlamentar do PSOL, disse ao prefeito que o mandato de senadora é uma ferramenta importante e a disposição do povo do Pará e trabalhará em favor dos projetos, como o que cria o terminal de passageiros de Ananindeua,destinando emendas para que possam viabilizar a obra, assim como que garantam a efetivação de políticas sociais e obras que melhorem a vida dos paraenses.

A senadora informou que dentre os projetos apresentados, está o que estabelece ponderações aos recursos do Fundeb (Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação) e que estes sejam estabelecidos após um estudo, a ser desenvolvido pelo Governo Federal, do valor real de cada etapa. O projeto da Senadora prevê o aumento dos recursos e que estes cheguem diretamente ao município.

Sobre as denúncias do SINTEPP de irregularidades na prefeitura de Ananindeua, protocoladas na semana passada no ministério público estadual, a senadora foi enfática em demonstrar preocupação e pedido de esclarecimento. Por sua vez, o prefeito Hélder Barbalho disse que toda e qualquer denúncia que chegue ao seu conhecimento são imediatamente apuradas e não será diferente a posição da prefeitura em relação as que o SINTEPP protocolou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário