O que você quer saber?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Morre judeu italiano que inspirou filme 'A Vida é Bela'

Morreu neste sábado (9) em Roma, aos 91 anos, Rubino Romeo Salmoni, judeu que inspirou o roteiro do longa vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999, A Vida é Bela, de Roberto Benigni. A informação foi confirmada pelo site do jornal Corriere Della Sera.
Salmoni nasceu na capital da Itália no dia 22 de janeiro de 1920 e foi enviado à Auschwitz, na Polônia, em abril de 1944, campo que serviu para o extermínio de milhões de pessoas, principalmente judeus, nos três últimos anos da II Guerra Mundial, no projeto batizado por Adolf Hitler de Solução Final para a Questão Judaica.
Antes disso, passou pelo campo de concentração de Fossoli, ao norte da Itália, o que descreveu como o início da "longa viagem em direção à morte". Sua vida foi contada em diversos trabalhos, o mais recente deles, Ho Sconfitto Hitler (Derrotei Hitler, em português).
"A cada manhã, você podia ver as pobres criaturas conectadas às redes com fios de alta tensão. Eles estavam cansados de sofrer e abandonados à misericórdia de Deus para acabar com o inferno da fome de cada dia", foi uma das descrições sobre os campos nazistas feitas por Salmoni, identificado durante a guerra com o número A1581 no braço.
Salmoni foi um dos principais responsáveis por chamar a atenção do mundo aos horrores praticados contra judeus na Itália durante a II Guerra Mundial, conflito responsável por esfacelar mais de 60 milhões de vidas em seis anos - equivalente a quase 1/3 da população brasileira. Deste montante, 10% eram judeus.

Fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário