O que você quer saber?

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Belém foi ao fundo. Mais uma vez" - 02

Essa não é a primeira vez que escrevo aqui no Blog sobre a situação caótica que Belém vivencia todos os dias em que cai uma chuva forte como a que estamos vendo nesse momento aqui na "Metrópole da Amazônia". A situação é deprimente, carros danificados, árvores ameaçadas, galhos caindo nas ruas e oferecendo riscos a todos que estejam perto, bueiros abertos e encobertos pela água oferecendo o risco a qualquer veículo ou pedestre que passe pelos locais de alagamento da cidade e não são poucos nesses dias.
O que me motivou a escrever novamente sobre esse assunto nesse período de inverno amazônico foi o mesmo motivo que indigna a toda a população da cidade - estou ilhado em casa. A rua onde moro virou mais um dos canais a céu aberto que nossa queria Belém possui, não há distinção do que é asfalto ou calçadas, tudo está em baixo de uma grande quantidade de água contaminada que sai da rede de esgoto da cidade (rede de esgoto?). O pior não é ficar ilhado, o pior é ter que ver amigos e vizinhos se arriscando nessas águas ou a mesma água invadindo nossas casas.
Nossa população vive um momento de indignidade causada pelo caos e dor que a falta de planejamento urbano e a sobrecarga do sistema de escoamento da cidade, somados ao total abandono do poder público no que diz respeito ao cumprimento das obrigações em saneamento, principalmente, causam à todos.

Triste caso de nossa querida Belém!

Da Poesia ao Caos da realidade...

A Terra da Chuvinha da tarde, cenário de inspiração à poesias que marcaram o tempo, músicas, peças de teatro, livros, romances, contos, da ficção e da vida real. Belém do Pará, encantadora metrópole de nossa nação - a Amazônia.
Essa é nossa Belém, de belezas sem igual, de emocionante história, de envolvente realidade, de um povo acolhedor, ... magnífica! E a nossa chuva amazônica, marca registrada de nossa cidade, atrativo turístico, passa gradativamente da alegria e suavidade da poesia ao caos dos centros urbanos!

Que povo merece viver assim? Nossa história tomba a cada chuva! Nossas centenárias mangueiras ,que um dia formaram nossos aconchegantes túneis verdes, vão abrindo verdadeiras brechas na nossa história. A poesia e a beleza da história de uma formosa moça morena, a Belém da Belle-Époque, a Belém do progresso, a Belém "capital da Amazônia", a Belém da chuva das duas, a Belém do Tacacá, a Belém do Açaí, a Belém da Virgem de Nazaré, aos poucos se transforma em um cenário de filme de tragédia, não podemos acreditar ser essa a nossa querida Belém.
A realidade dura e caótica do crescimento desenfreado, da falta de ação do poder público nos revela que estamos mesmo vivendo nesse cenário de triste filme de caos urbano.
Nosso povo, perde aos poucos a dignidade, perde a moradia, perdemos os veículos, perdemos a poesia que um dia nos encantou, embalando nossas verdes Mangueiras, que aromatizou com suas mangas maduras, nosso cotidiano. Perdemos o direito a nossa cidade.
Ruas viram rios, o povo de uma cidade ribeirinha flutua nas ruas de nossa querida metrópole da Amazônia, nossas árvores caem como caem muitas a beira dos rios, nossa chuva acalma o calor de nossa região, o som da água nos acalma. Será? Uma verdadeira poesia no cenário descrito, na verdade causa pânico e dor à uma enorme parcela da população de nossa cidade que a cada chuva, perde a mobília de suas casas, pede o carro, a moto, perde a paz, quando não perde a própria saúde com as doenças causadas pela contaminação da água que invade sem pedir licença os quatro cantos de nossa capital paraense.
A poesia, assim como as mangueiras, vai aos poucos ficando na lembrança de um povo, na memória de uma gente simples que não desiste de sorrir, mesmo quando a realidade fecha a cara pra esperança de um futuro de paz. Nossa História é a única coisa que nos resta quando vemos a tão bela chuva fazer escorrer lágrimas de tristezas de um trabalhador, ou uma dona de casa que perde aos poucos seus pertences e a sua paz.

Ah minha querida Belém!

3 comentários:

  1. Nem me fale! a cidade pára! casas são inundadas, o trânsito meu deus, e pra infelicidade de todos hoje pela manhã alguns semáforos já não estavam funcionando acredito que com essa chuva só tenha piorado, e absolutamente nada é feito a respeito. Total abandono do poder público, a sujeira cada vez mais constante só piora nesse período chuvoso. E a gente se vira como pode, como da, mas até quando?
    #solução por favor !
    beijo Pedro:*

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia,
    Em Belém e um lugar bom para se viver criar os nossos filhos e ter uma vida normal de trabalho e diversão com a família. Ou ai só acontece essas tragedias, porque em todo lugar tem isso esse casos sempre acontece em algum lugar. Mas o que eu gostaria mesmo de saber e se a cidade toda alaga ou somente em locais perto de beiras de córregos e rio?
    estou planejando mudar para belém e gostaria de saber!

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber por que até hoje não criaram uma laje ou alguma coisa ali no canal da doca,é uma avenida bonita e tem potencial e muito movimentada, eu acho que não deveria existir essa enorme quantidade de canais, mas eu acho que o pior de todos os canais e do galo, pelo amor de deus e eu fico pensando como a população consegue viver naquela situação!

    ResponderExcluir